DIA 8 - XVI Mundial de Esportes Aquáticos - Kazan

31/07/2015 20:52

por Luiz Paulo Barreto

RÚSSIA E CHINA DOMINAM A PRIMEIRA SEMANA EM KAZAN

Enquantos os donos da casa reinam no Nado Sincronizado, os chineses são soberanos nos Saltos.

Equipe russa na piscina é certeza de ouro.

NADO SINCRONIZADO: Hoje foi dia de mais um ouro russo no Nado. Mas, também, foi dia de afirmação da equipe brasileira, que, aos poucos vai se consolidando entre as 12 melhores do mundo. Na prova da Rotina Livre por Equipe, as meninas obtiveram a nota de 85.2667, ficando na 11a colocação na classificação final. O resultado pode não parecer muito expressivo, mas é. Como eu venho escrevendo aqui, a disputa, no momento é com EUA, México e Grécia. E, no dia de hoje, foi também com a França. Em relação à eliminatória, a equipe continuou à frente das americanas e diminuiu a distância para as outras adversárias. A nota de impressão artística da equipe brasileira foi a oitava melhor do dia: 34.6667. Em execução e dificuldade, as meninas ficaram muito próximas da Grécia, e, novamente, à frente dos EUA. Um viva para o trabalho e evolução de Maria Bruno, Maria Coutinho, Bia Feres, Branca Feres, Sabrine Lowy, Lorena Molinos, Pamela Nogueira, Lara Teixeira e toda a comissão técnica. Amanhã, teremos a equipe brasileira na final da Rotina Livre Combinada.

Resultados do dia:

Rotina Livre por Equipes

1. Russia - 98.4667 

2. China - 96.1333 

3. Japão - 93.9000 

 

SALTOS ORNAMENTAIS: Mais um ouro nos Saltos para a China. Choa He venceu a prova do Trampolim de 3m para homens, após uma emocionante disputa com seu compatriota Yuan Cao, com o russo Ilia Zakharov e com o britânico Jack Laugher. A decisão foi, apenas, no último salto. Já, para nossa saltadoras, o dia não foi bom. Na prova do Trampolim de 3m FemininoJuliana Veloso e Luana Lira terminaram a eliminatória em 43o e 28o lugares, respectivamente. Juliana não teve um bom dia, fez uma prova bastante irregular e terminou com 213.75 pontos. Já a paraibana Luana, de 19 anos, por pouco não conseguiu beliscar uma vaga entre as 18 que avançaram à semi-final. Seu primeiro salto não foi bom, e a deixou na 29a posição. Ela foi se recuperando a cada salto e, após a quarta rodada, era a 17a. Mas, infelizmente, um salto ruim, em que recebeu, apenas, notas 4, a derrubou para a 28a colocação. Ela, também, assim como os outros saltadores brasileiros, foi prejudicada pelo baixo grau de dificuldade de sua série de saltos. Todos os saltos de Luana tinham dificuldade abaixo de 3. Com um grau assim tão baixo, a saltadora não tem nenhuma margem de erro. Qualquer deslize é fatal e a prova fica irrecuperável.

Resultados do dia:

Trampolim 3m Masculino

1. Choa He (CHN) - 555,05 

2. Ilia Zakharov (RUS) - 547,60 

3. Jack Laugher (GBR) - 528,90 

 

PÓLO AQUÁTICO: A seleção masculina, assim como a feminina, avançou em terceiro no grupo para as oitavas-de-final, e enfrentará, novamente, os EUA. Esta será a terceira partida entre as duas seleções nos últimos meses. Na disputa do bronze na Liga Mundial, vitória brasileira nos pênaltis; e na final dos Jogos Pan-americanos, em Toronto, ouro para os americanos. Hoje, contra o Canadá, o time jogou mal no primeiro quarto, e os canadenses abriram 3 a 0 de vantagem. No segundo, o jogo foi equilibrado, mas a diferença seguia a mesma: 6 a 3 no placar. No terceiro quarto, o Canadá não diminuiu o ritmo e fez mais três gols. Com o placar em 9 a 5 para os canadenses no início do último quarto, e com os brasileiros em um dia de pouca inspiração, houve, apenas, mais um gol para cada lado. Resta saber, agora, qual Brasil jogará contra os americanos: o que jogou de igual para igual, e quase venceu a Croácia, atual campeã olímpica; ou o que empatou com a China e fez um jogo ruim contra os canadenses? Teremos a resposta no domingo.

Resultados do dia:

Grupo A

Croácia 17x1 Japão

Brasil 6x10 Canadá

Grupo B

Grécia 15x11 Rússia

EUA 11x9 Itália

Grupo C

África do Sul 3 x14 Cazaquistão

Hungria 21x4 Argentina

Grupo D

Sérvia 10x9 Austrália

Japão 10x16 Montenegro

 

Fotos (de cima para baixo )

1. Equipe russa de Nado Sincronizado em ação. Crédito: R-Sport / MIA Rossiya Segodnya

2. Equipe russa de Nado Sincronizado perfilada. Crédito: R-Sport / MIA Rossiya Segodnya

 

—————

Voltar